Este manual foi elaborado para orientar o paciente que necessita ser submetido a artroplastia total do joelho (prótese de joelho). Explicando os riscos e benefícios da cirurgia e quais os cuidados a serem tomados após a cirurgia para o bom resultado funcional da mesma.
A prótese total de joelho funciona como uma articulação artificial com substituição do osso já gasto por componentes metálicos do fêmur ,tíbia e na patela, por sua vez, colocamos o componente patelar. Na artroplastia total de joelho a parte femoral é substituída pelo componente femoral e tibial constituídos de uma liga metálica muito resistente que são fixados com cimento cirúrgico.
Entre esses dois componentes é colocado um componente de polietileno que também é utilizado no componente patelar.
A cirurgia para colocação de uma prótese de joelho é considerada uma operação de grande porte, tecnicamente complexa, realizada por uma equipe especializada e que exige cuidados especiais antes, durante e após a cirurgia para o sucesso do procedimento.
Nenhuma prótese é eterna, mas a observação e cuidados adequados no pós-operatório prolongarão ao máximo a durabilidade da sua prótese evitando complicações
Antes da cirurgia:
Deve ser feita a raspagem dos pêlos ao redor do joelho já em ambiente hospitalar, associada a limpeza com degermante de uso hospitalar.
É exigido jejum absoluto de no mínimo 12 horas, portanto, não coma e nem beba nada neste período.
Leve todos os exames pré-operatórios, avaliação do Cardiologista, andador, meias elásticas e bolsa térmica.
O tempo cirúrgico varia de acordo com cada caso e o seu Médico informará o tempo previsto para a sua cirurgia, podendo esta sofrer variação por diferentes motivos. Sendo assim, os familiares não deverão se preocupar com possíveis atrasos.
Durante a cirurgia:
A via de acesso, ou corte cirúrgico, normalmente é na frente do joelho. Após a abertura de músculos e tendões retira-se a parte óssea danificada e coloca-se a prótese.
No final da cirurgia é colocado um dreno no local da operação que permanecerá por 24 a 48 horas.
Algumas vezes, é necessária transfusão de sangue, já que esta cirurgia é uma cirurgia de grande porte.
AS ETAPAS DA CIRURGIA DE ARTROPLASTIA DO JOELHO:
A escolha da anestesia será feita pelo Médico Anestesista que avaliará qual será a mais indicada para você.
Depois da cirurgia:
Quando acabar o efeito da anestesia a dor será controlada com medicamentos. Você receberá diariamente uma pequena injeção na região abdominal que serve para prevenir a trombose.
No dia seguinte, começa o trabalho de fisioterapia para que você retorne gradualmente ás suas atividades diárias, e este trabalho é feito de acordo com o nível de dor que o paciente estiver sentindo.
Quanto mais precocemente você se movimentar menor será a chance de ocorrer a trombose . Além da mobilidade precoce para prevenir a trombose, você sairá de alta com prescrição de medicação anticoagulante.
Receberá todas as orientações, receitas e o seu protocolo de reabilitação para dar continuidade ao seu tratamento.
Fisioterapia pós-operatória em prótese total do joelho:
Dia seguinte a cirurgia: Retirada do dreno.
de andador e orientado pela sua Médica.
Segunda semana:
Começar a fletir aos poucos o joelho operado.
Iniciar fisioterapia, conforme o protocolo que lhe foi fornecido.
Terceira semana:
Iniciar alongamentos
Complicações:
Tromboembolismo (trombose),hematoma,
Infecção precoce ou tardia, soltura de materiais, dor crônica e distrofia simpático reflexa.