Rua Salvador, 440 15º andar, salas 1509 a 1515 - Manaus-Amazonas.

Atendimento Particular de Segunda a Sexta das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

(92) 31994110

Iniciar conversa no whatsapp

Clique aqui

(51) 99779-3693

Ligar para o número

Clique aqui

ortopainmichela@gmail.com

Iniciar conversa por email

Clique aqui

Performance Atlética e Tratamento de Traumas e Lesões com a Acupuntura Neurofuncional

As lesões esportivas são comuns e variam de lesões menores a traumatismos complexos. Geralmente, apenas o tecido mole (ligamentos, tendões e músculos) são lesados , mas também podem haver fraturas de ósseas associadas.

Mais comumente, as lesões desportivas afetam o membro inferior, particularmente o tornozelo (tendinopatia de Aquiles, entorses) e joelho (síndrome da dor femoropatelar, lesões ligamentares, joelho do corredor). Outras lesões desportivas comuns incluem as do ombro (luxações, lesões da articulação acromioclavicular, lesões do manguito rotador, lesões no ombro), cotovelo (dor no cotovelo, cotovelo de tenista, cotovelo de golfista), pulso (distensões, entorses, rupturas), perna ( fraturas por estresse, lesões isquiotibiais), pé (fascite plantar), quadril (lesão de adutores e iliopsoas, lesão na articulação sacro-ilíaca, lesão osteocondral), virilha (distensão muscular), nas costas (entorse lombar agudo), distensão de tendões e músculos.

A acupuntura na reabilitação de lesões:

Os objetivos do tratamento com a acupuntura são: aliviar a dor, controlar a inflamação, acelerar a resolução de um hematoma, e agilizar a reparação. Além disso, deve haver a recuperação da função e da força muscular.
A acupuntura é bem conhecida por sua eficácia na redução da maioria dos tipos de dor, incluindo a dor de lesões relacionadas com esportes, lesões crônicas ou recorrentes que interferem nas atividades da vida diária ou no desempenho atlético, devido a trauma ou uso excessivo, além de melhorar a amplitude de movimento e acelerar a recuperação.

É comum ocorrer a interrupção do processo de cicatrização devido à inflamação. Há evidências de que a acupuntura acelera a cicatrização com o aumento da microcirculação local carreando células que causam a reparação tecidual.
As abordagens convencionais para lesões desportivas incluem repouso, gelo, compressão e elevação, drogas anti-inflamatórias e analgésicos, imobilização, injeções de corticosteróides, fisioterapia e cirurgia.

Estudos têm mostrado que a acupuntura tem efeitos mensuráveis sobre o fluxo de sangue para certas áreas do corpo, o que aumenta o desempenho atlético. Um desses estudos realizado na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim envolveu atletas corredores de 5 mil metros, que receberam tratamentos de acupuntura antes que tivessem a chance de recuperar o fôlego. Os atletas que receberam o tratamento se recuperaram mais rapidamente do que aqueles no grupo controle.
Outro estudo publicado no American Journal of Acupuncture mediu os efeitos da acupuntura no limiar anaeróbio e capacidade de trabalho durante o exercício em jovens saudáveis do sexo masculino. Os pesquisadores descobriram que os indivíduos no grupo de tratamento de acupuntura tinham maior capacidade de exercício máximo, eram capazes de realizar cargas de trabalho maiores e tiveram batimentos cardíacos mais baixos do que os indivíduos no grupo placebo.

Como a acupuntura pode ajudar?

Em geral, acredita-se que a acupuntura estimule o sistema nervoso e cause a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo assim o bem-estar físico e emocional. A estimulação de determinados pontos de acupuntura mostrou afetar áreas do cérebro que são conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e ao estresse, bem como promover o relaxamento muscular.
A acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas de lesões desportivas, pois ocorre uma dessenbilização para a dor ocasionada por traumas ou stress.

Olimpíadas Rio 2016 e a acupuntura:

As Olimpíadas Rio 2016 encheram e polemizaram a imprensa no mundo todo, não somente com as notícias de superação de atletas medalhistas e seus recordes olímpicos, mas também com as estranhas marcas arroxeadas nos corpos dos atletas como o Michael Phelps e Alex Nadour. Isto demonstra a tendência de crescimento do uso de técnicas naturais milenares como as da Medicina Tradicional Chinesa, principalmente nos atletas norte-americanos, que conquistaram a primeira colocação no ranking com 46 medalhas de ouro, 37 de prata e 38 de bronze, totalizando 121 medalhas. Já para o Brasil foi a melhor temporada com a 13ª posição com 19 medalhas.

Foi aberta a temporada para discutir as muitas maneiras que a medicina oriental utiliza, seja com a acupuntura tradicional, ventosaterapia, acupuntura neurofuncional ou auriculopuntura , para ajudar a prevenir e tratar lesões e melhorar o desempenho atlético. É uma tendência que não para de crescer e cada vez mais atletas se rendem a esta técnica milenar para garantir um desempenho competitivo superior.
Todos os atletas e treinadores estão envolvidos em uma busca contínua de maneiras de melhorar o desempenho e ganhar uma vantagem competitiva sobre seus rivais. Muitos estão descobrindo que a acupuntura pode muitas vezes fornecer essa vantagem. A acupuntura pode fortalecer as funções corporais e restaurar a harmonia e equilíbrio internos. Equipes de esportes profissionais e atletas de topo muitas vezes têm um acupunturista na equipe para tratar lesões e mantê-los em seu ápice.

Olá, como podemos lhe ajudar?